Ana Clérigo | violino barroco

Nasceu em 1991. Começou a estudar violino na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com o professor Manuel Rosado e posteriormente com a Professora Ariana Dantas. Nesta instituição frequentou masterclasses com professores como Eliot Lawson, Zófia Wóycicka, Anatoli Arutyunian, Evelio Teles e Europa String Quartet; Trabalhou com maestros como Ernst Schelle, Javier Viceiro, Julian Lombana, Martin Andre, Osvaldo Ferreira, Roberto Pérez, Rui Massena, Vasco Pearce de Azevedo, Victor Matos, Jorge Salgueiro, entre outros, acompanhando solistas como Anabela Chaves, Alexandre da Costa, Bernardo Sassetti, Boris Belkin, Carla Caramujo, Carlos Guilherme, Carlos Nogueira, Evandra Gonçalves, Francesca Martinelli, Javier Perianes, João Merino, Kátia Guerreiro, Maria João Matos, Mário Laginha.

Em 2013 concluiu a licenciatura em Violino Barroco, no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), tendo como professora titular Amandine Beyer e os professores assistentes Sabela Garcia Fonte e Denys Stetsenko. Enquanto aluna do Curso de Música Antiga da ESMAE teve a oportunidade de trabalhar com Ana Mafalda Castro, Pedro Sousa Silva, Xurxo Varela, Ronaldo Lopes, Pedro Castro, Magna Ferreira, Júlio Dias e João Paulo Janeiro e, frequentou masterclasses com Huw Daniel, Antoinette Lohmann, Siebe Henstra, Benjamim Chénier, Miguel Jalôto, Olivia Centurioni e François Fernandéz. 

Entre 2013 e 2015 foi convidada a frequentar o Mestrado em Violino Barroco no Koninklijk Conservatorium em Bruxelas, Bélgica, na classe do professor François Fernandéz. Enquanto estudante nesta instituição, participou ativamente na orquestra do Conservatório Royal de Bruxelas como 1º violino e como solista em alguns projetos de orquestra. Atuou também como reforço na orquestra do conservatório de Leuven, sob direção de Makoto Akatsu. Ainda em Bruxelas, teve a oportunidade de trabalhar sob a direção imponentes músicos, tal como Barthold Kuijken, Luis Otavio Santos, Makoto Akatsu, Peter Van Heyghen, Benoit Douchy e Jan de Winne.

Já se apresentou com vários agrupamentos pela Europa e participa regularmente como violinista convidado da Orquestra Barroca do Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha) e na Orquestra Barroca de Vigo - OV430 (Espanha), assim como atua também em diversos agrupamentos dos quais é membro co-fundador, entre eles: Innamorati dell’Arte Ensemble Orquestral (Braga), MVSICA ANTIQVA do Porto e Ensemble CUORE ARMONICO. 

Na Bélgica, lecionou Violino, Teoria Musical e Expressão Musical, sobretudo a particulares.  Em Portugal já leccionou AEC’s em várias escolas de Vila Nova de Gaia através da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; lecionou Violino e Naipe na Orquestra Juvenil de Gaia; lecionou Violino na Escola de Música de Romariz (Santa Maria da Feira) e na Escola de Música de Águas Santas. Ministrou também masterclasses de Violino e Violino Barroco na Escola de Música de Romariz (Santa Maria da Feira), na Escola Instrumentos & Companhia (Santa Maria da Feira) e na Academia de música de Espinho. 

Terminou recentemente o Mestrado em ensino de Instrumento, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) em parceria com a Escola Superior de Educação (ESE) do Porto. 

Atualmente encontra-se a lecionar Violino no Colégio EFANOR (Fundação Belmiro de Azevedo), Broadway - Artes do Palco e no Espaço ArteM, Expressão Musical no Colégio Primeiros Passos e Teoria musical no Espaço ARTEM.