Leonor Sá | violoncelo barroco

Iniciou os seus estudos musicais na Fundação Conservatório Regional de Gaia aos 9 anos de idade, na classe de violoncelo do professor Valter Mateus. Participou nas duas edições da "Maratona de Violoncelistas" da Casa da Música (Porto) e nas duas edições do "Concurso Interno" organizado pela Fundação Conservatório Regional de Gaia. Foi chefe de naipe da orquestra da FCRG, sob direção do professor Mário Mateus e participa frequentemente com a Orquestra Filarmonia de Gaia, tendo já realizado vários concertos como "Stabat Mater" (G.B. Pergolesi), "Glória" (Antonio Vivaldi), "As Bodas de Fígaro" e "A Flauta Mágica" (W.A. Mozart), "Requiem À memória de Camões" (J.D. Bomtempo), entre outros. Já trabalhou com vários maestros, como Ertug Korkmaz, Miguel Salmon del Real, Gyudi Sándor, Juan Carlos Lomonaco e Gabriele Pezone. Apresentou-se como solista no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia em 2016.

É licenciada em violoncelo barroco pelo  Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe do professor Fernando Santiago García. Neste mesma instituição também foi aluna do professor Marco Ceccato. Participou na 2ª, 3ª e 4ª Academia Júnior de Música Barroca organizada pelo Curso de Música Antiga da ESMAE e no 13º, 14º e 15º Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML, onde trabalhou com Stefano Veggetti, Marco Ceccato, Olivia Centurioni, Pedro Sousa Silva, Ana Mafalda Castro e Benjamin Chénier. Participou também na VIII edição dos CIMA realizados em Idanha a Nova, tendo trabalhado com Alejandro Marías, Lorenzo Colitto, Paul Esswood, Vinícius Perez e João Paulo Janeiro.

Em 2018 participou num estágio sob direção de Ton Koopman e Peter de Groot, com um programa de duas cantatas de J.S. Bach, em Paris. Frequentou masterclasses com Jed Barahal, Filipe Quaresma, Ophélie Gaillard e Amandine Beyer. Trabalhou também com Laura Puerto Cantalejo, Nacho Rodríguez, Marisa Esparza, Jean-Denis Monory, Rafael Muñoz e Wilbert Hazelzet.

Atualmente, encontra-se a frequentar o primeiro ano de mestrado em música antiga, com o professor Gaetano Nasillo, no Conservatório Guido Cantelli, na cidade italiana de Novara. Apresentou-se a solo na 4ª Academia Júnior de Música Antiga da ESMAE com o Concerto para violoncelo em Dó Maior RV398 de Antonio Vivaldi. Em orquestra e ensemble Renascentista já interpretou obras como D. Quixote e Tafelmusik. Overture in E minor de G.P. Telemann, Misere ZWV 57 de J.D. Zelenka, L’Europe Galante de Andre Campra, Missa Decantabat Populus de Giovanni Croce, Ballo delle Ingrate e Combattimento de Tancredi e Clorinda de Claudio Monteverdi, Magnificat. Quinti Toni e Missa Dicebat Jesus, de Duarte Lobo, Dido and Aeneas de Henry Purcell, Messiah de Georg Frideric Haendel.

Integra vários grupos dedicados à interpretação historicamente informada, tais como, Gli Accenti, Cuore Armonico, La Voix de l’Âme (do qual é um dos membros fundadores) e Concerto Ibérico e participa frequentemente em vários concertos, recitais e festivais em Portugal e Espanha, tanto em contexto de orquestra como música de câmara.